A nova BMW Serie 5 Touring mantém-se como uma protagonista do seu segmento. Foi e continua a ser um best-seller, com uma proposta que manteve o seu carácter ao mesmo tempo que evoluiu no campo da mecânica e tecnologia.
Não temos dúvidas em afirmar que gostamos desta proposta, mas temos de reconhecer que os detalhes mais apelativos custam dinheiro. É o caso das barras de tejadilho mate, que custam 383 €.
Num familiar a bagageira é fundamental e numa carrinha tem ainda mais importância. O volume do porta-bagagens (570 litros) não faz uma grande diferença face ao modelo anterior, mas tem mais 10 litros e o volume de carga pode chegar aos 1 700 litros com os bancos traseiros rebatidos (na proporção 40:20:40).
AO VOLANTE. Guiámos a carrinha 520d e gostámos da agilidade e da resposta do motor, que até parece ser mais potente do que é. O quatro cilindros 2.0d da BMW merece todos os aplausos, sobretudo graças à potência disponível a baixo regime. Mas a caixa automática de oito velocidades (opcional por mais 2 024 €) pode ser vista como uma "poção mágica", que permite aproveitar todas as rotações, sobretudo numa condução mais dinâmica em estradas sinuosas.
Como em qualquer BMW, o condutor pode optar por um de vários modos de condução. Mas, mesmo nos modos mais dinâmicos, é possível realizar médias na casa dos 7/8 litros aos 100 km, o que é mais um trunfo desta proposta.
Destaque para a chave "inteligente", capaz de fornecer as mais variadas informações que vão das portas e janelas fechadas, à autonomia ou aos períodos de revisão e níveis de fluidos.
Ficha técnica
Motor 4 cilindros
Cilindrada (cc) 1 995
Potência máxima (cv/rpm) 190/4 000
Binário máximo (Nm/rpm) 400/1 750
Velocidade máxima (km/h) 225
0 a 100 Km/h (s) 7,8
Consumo médio (l/100 km) 4,3
Emissões de CO2 (g/km) 114
Preço desde (€) 57 925
Versão ensaiada (€) 76 423
+ MOTOR. Este turbodiesel de 2.0 litros de cilindrada parece ter mais do que 190 cv e, para além disso, tem níveis de consumo surpreendentes.
- IMAGEM. A BMW continua a desenhar os seus carros a pantógrafo. Só falta o arrojo da forma em modelos com uma qualidade de execução irrepreensível.